News details

Read the full story here

Seminário comemora os 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM)

xx

Texto de Intersindical – Central da Classe Trabalhadora/Unificados – Fotos: Nelson Ezídio
Os 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM) foram comemorados com a realização do Simpósio Sindical Internacional, de 1º a 3 de outubro, em São Paulo, no Novotel Jaraguá.

O Simpósio discutiu soluções e estratégias de resistência à crise do capitalismo mundial, como a segurança dos empregos, a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora.

Ricardo Saraiva “Big” (foto abaixo, ao microne), presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e diretor da Intersindical, destaca que a grande mídia ignora, por exemplo, “a verdade imperialista que se esconde no deslocamento de milhares de pessoas e de refugiados”.

“Tudo o que está acontecendo é fruto de uma política imperialista que abriu as fronteiras ao capital, às mercadorias e ao lucro, mas não às pessoas”, afirma Big.

O evento reuniu 126 delegados internacionais representantes de 78 organizações sindicais e sociais de 41 países.

Federação Sindical Mundial

A FSM surgiu em outubro de 1945, em Paris, com a participação de 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando 67 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Sua sede está localizada em Atenas (Grécia).

Hoje a entidade conta com cerca de 80 milhões de membros em 120 países e se organiza na forma de Congresso Sindical Mundial, Conselho Presidencial e Secretariado, além de escritórios regionais (por continente) e as chamadas Uniões Internacionais Sindicais (UIS), que organizam os trabalhadores por categoria.

O Unificados e a FSM

No VI Congresso do Unificados, as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram (foto abaixo) tornar o sindicato parceiro da Federação Sindical Mundial (FSM), mas sem abrir mão dos princípios da autonomia e da independência. Esta decisão foi tomada com base na globalização da economia, que amplia internacionalmente a exploração e a opressão sobre a classe trabalhadora.

Ficou também aprovado que no prazo de um ano após o VI Congresso, que foi realizado de 19 a 21 de junho último, em Louveira/SP, serão convocadas assembleias específicas para discutir a filiação.

A FSM é a entidade sindical internacional mais antiga, com princípios claros de luta para derrotar o sistema capitalista.

LEIA TAMBÉM

Viviana Abud (foto acima), da FSM: a questão de gênero é uma luta política que necessita de formação

LEIA TAMBÉM

Festa das Crianças: Dia 11 (domingo) no Cefol Campinas
Shows de mágico, marionetes, brinquedos infláveis, música ao vivo, bingo…

SIGA ESTE ENDEREÇO para ler todas as informações sobre a tradicional Festa das Crianças do Unificados, que será conjunta entre as regionais Campinas e Osasco no Centro de Formação e Lazer (Cefol) da Regional Campinas, dia 11 de outubro (domingo).

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco