News details

Read the full story here

Syngenta é condenada por morte do sem-terra Keno em 2007, no Paraná

xx

Edição sobre texto original na página do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra)

Empresa suíça produtora de transgênicos e agrotóxicos, a Syngenta Seeds foi judicialmente responsabilizada pelo assassinato do trabalhador rural Valmir Mota de Oliveira (conhecido como Keno), e pela tentativa de assassinato de Isabel do Nascimento de Souza. Os dois eram integrantes da Via Campesina e foram vítimas do ataque de milícia armada a mando da transnacional, em 2007.

Na área em que ocorreram os fatos atualmente funciona o Centro de Pesquisas em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira, o “Keno” (foto acima).

A Syngenta tem uma unidade em Paulínia/SP, base territorial do Sindicato Químicos Unificados Regional Campinas.

A decisão

Em decisão tomada no dia 27 de outubro, o juiz de direito Pedro Ivo Moreira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Cascavel/PR, determina que a empresa indenize os familiares de Keno e a vítima Isabel pelos danos morais e materiais que causou. A ação foi ajuizada no ano de 2010, como tentativa de obter respostas do Estado quanto à responsabilidade da Syngenta pelo ataque realizado por uma milícia armada privada ao acampamento Terra Livre, em Santa Tereza do Oeste (PR), em 2007.

Na ocasião, cerca de 200 integrantes da Via Campesina e MST ocuparam o campo de experimento de transgênicos da transnacional, em protesto a realização de experimentos ilegais.

Responsabilizar empresas é um desafio mundial

Protesto contra o assassinato de Keno, na porta da matriz da Syngenta, na Suíça, em 2008
Protesto contra o assassinato de Keno, na porta da matriz da Syngenta, na Suíça, em 2008

A decisão é comemorada por movimentos sociais, uma vez que a responsabilização de empresas por violações de direitos humanos é um desafio de ordem global. Um exemplo disso é o debate da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o estabelecimento de um tratado internacional, que crie mecanismos de prevenção, reparação e responsabilização no tema de empresas e direitos humanos.

“Imposição de pena de morte”, afirma juiz

O juiz reconheceu em sua decisão que a “má escolha na terceirização da segurança, assim como o financiamento indireto das atividades ilícitas, constitui fato gerador de responsabilidade civil”. Além disso, reprovou os métodos usados pela Syngenta, ao afirmar que, “por mais reprovável e ilegítima que fosse a invasão da propriedade, não seria o caso de agir por conta própria, impondo pena de morte aos ocupantes, mas sim de procurar os meios legais de solução do conflito, afinal, o ordenamento jurídico considera crime o exercício arbitrário das próprias razões”.

“Não houve confronto… foi um massacre”

O Poder Judiciário também reconheceu que não houve confronto entre milicianos e integrantes da Via Campesina. “Chamar o ocorrido de confronto é fechar os olhos para a realidade, pois […] não há dúvida de que o ocorrido, em verdade, foi um massacre travestido de reintegração de posse”, indica a decisão.

“A luta jamais acaba”, afirma Isabel, ferida no ataque armado da Syngenta

Questionada sobre a decisão, Isabel Nascimento dos Santos disse estar feliz, muito além da indenização financeira. Gravemente ferida durante o ataque idealizado pela Syngenta em 2007, a agricultora destaca o reconhecimento, por parte da Justiça, da culpa da empresa no caso. “Agora é levantar a cabeça, tentando esquecer um pouco do sofrimento que tivemos”, explica. A luta acaba? “Jamais! Vamos em frente, dando continuidade também ao trabalho do Keno”.

Sobre o caso

No dia 21 de outubro de 2007, cerca de 40 pistoleiros da empresa de proteção privada NF Segurança atacaram o acampamento da Via Campesina, no campo de experimento de transgênicos da transnacional Syngenta, em Santa Tereza do Oeste (PR). O local havia sido reocupado por cerca de 150 integrantes da Via Campesina e do MST pela manhã.

Experimentos transgênicos ilegais

Os ocupantes denunciavam a realização de experimentos ilegais com milho transgênico em zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, prática vedada pela Lei de Biossegurança. Os integrantes da Via Campesina também buscavam denunciar as empresas de biotecnologia que atuam de forma a impor um modelo de agricultura que gera danos ambientais – transgênicos e agrotóxicos inviabilizam a produção de alimentos saudáveis pelos camponeses, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, assim como a privatização de sementes se apropria de um patrimônio desses povos.

Empresa de segurança “de fachada” era milícia paga pela Syngenta e Sociedade Rural da Região

Uma milícia fortemente armada da NF Segurança invadiu o local, disparando tiros em direção às pessoas que ocupavam o espaço. Segundo informações da Via Campesina, a ação teria sido promovida pela Syngenta que utilizava serviços da NF Segurança, em conjunto com a sociedade Rural da Região Oeste (SRO), e o Movimento dos Produtores Rurais (MPR), ligado ao agronegócio. Indícios apontam que a empresa de segurança seria de fachada, e que contratava seguranças de forma ilegal para as operações de ataque.

Além de Keno, os atiradores balearam e espancaram Isabel e feriram outros três agricultores.

Syngenta impõe superexploração do trabalhador e degradação ambiental

Detentora de 19% do mercado de agroquímica e terceira empresa com maior lucro na comercialização de sementes no mundo, atrás apenas da Monsanto e da Dupont, a Syngenta, junto a outras transnacionais, agrava o cenário de violência no campo com a imposição de um modelo industrial de agricultura baseado na monocultura, na super exploração do trabalhador, na degradação ambiental, na utilização de agrotóxicos e na apropriação privada de recursos naturais e genéticos.
LEIA TAMBÉM

Protesto na Syngenta por assassinato de trabalhador no PR

Publicado no site do Unificados em 01 de novembro de 2007

Uma manifestação em protesto contra o assassinato do trabalhador rural Valmir Mota de Oliveira, de 34 anos, por milícia armada paga pela Syngenta Seeds, na cidade de Santa Tereza do Oeste/PR em 21 de outubro, foi realizada na manhã de hoje (01/11/07) na portaria do site da multinacional Suíça, localizado em Paulínia/SP.

Trabalhadores “sequestrados”

Como que para confirmar sua política de truculência e autoritarismo, a Syngenta “sequestrou” os (as) trabalhadores (as) que se utilizam dos ônibus fretados para o transporte, não permitindo que os mesmos chegassem à fábrica e, portanto, presenciassem a manifestação. Indagada, a empresa não informou o destino dos ônibus e dos trabalhadores.

Entidades presentes

Além do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), estiveram no ato o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), os sindicatos dos Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), da Construção Civil de Campinas e Região, dos Metalúrgicos de Campinas e Região, dos Metalúrgicos de Limeira e Região e dos Trabalhadores no Transporte por Motos. Também participaram a Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), movimentos estudantis, o PSOL, o PSTU e a vereadora em Campinas Marcela Moreira (PSOL).

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco