News details

Read the full story here

Unificados lança cartilha que explica como se defender da LER/DORT

O Sindicato Químicos Unificados fez o lançamento de uma cartilha sobre a LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), na noite de ontem (05/09/08), na Regional de Campinas. Esta cartilha é o primeiro número de uma coleção de três publicações. Os outros dois abordarão os temas Riscos Químicos e Previdência Social.

null

A iniciativa partiu da necessidade de informar os trabalhadores sobre os sérios problemas de saúde relacionados ao trabalho. Muitas vezes, os adoecidos tentam esconder seu malestar, acreditando que os sintomas passarão. As empresas geralmente demitem e assediam moralmente os trabalhadores adoecidos, pois os enxergam como perigosos disseminadores de insatisfações e queixas.

Luta primeira
No lançamento estiveram presentes trabalhadoras e trabalhadores da categoria, dirigentes sindicais e militantes sociais na área da saúde [para evitar reconhecimento dos (as) trabalhadores (as) e possíveis represálias nas fábricas, as fotos estão editadas].

Glória Nozella, dirigente do Unificados e integrante da Secretaria de Saúde, fez a abertura e falou sobre a importância da defesa preventiva da saúde, na fábrica. E que isso tem que ser feito pelo próprio trabalhador. O dirigente Reginaldo Silva, da Secretaria de Política Sindical do Unificados, reafirmou a importância deste trabalho de informação, mas, alertou que a luta primeira tem que ser contra o sistema capitalista que, em busca do lucro a qualquer preço, não faz o menor esforço nem investimentos para evitar adoecer o trabalhador ou para preservar o meio ambiente.

Na seqüência, o Dr. Roberto Ruiz, médico do trabalho do Unificados, que junto com a Dra. Mirdney Jensen compilou e organizou o trabalho, fez uma palestra sobre o assunto. Bira Dantas, o ilustrador da cartilha, também participou do lançamento.

LER/DORT

A cartilha explica passo a passo os sintomas e estágios da LER/DORT. Totalmente ilustrada, ela mostra quais são os fatores de risco, como, por exemplo, trabalhar em ritmo acelerado, sob pressão permanente das chefias. A publicação também explica como os trabalhadores e trabalhadoras podem prevenir as doenças de trabalho, além de explanar claramente sobre os direitos dos que suspeitam ser portadores de LER/DORT.


null

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco