Busca
-
Unificados publica cartilha sobre intoxicação no local de trabalho

O Sindicato Químicos Unificados lançou sua segunda cartilha sobre defesa da saúde do trabalhador, com o título Intoxicação no Local de Trabalho, que é o Tema 2 da Coleção Doenças e Acidentes do Trabalho que é produzida e publicada pela entidade.

Glória Nozella, dirigente da Secretaria de Saúde do
Unificados, a responsável pela produção da cartilha
O ato de lançamento foi realizado no dia 27 último (sexta-feira), na Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados.
Estiveram presentes trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias profissionais, representantes de entidades de classe, mais profissionais e militantes na área da saúde pública, da classe trabalhadora e ambientalistas.

Dr. Roberto Ruiz, médico consultor do Unificados em
medicina do trabalho e que participou da produção
da cartilha sobre intoxicação
O trabalho foi produzido pela Secretaria de Saúde do Sindicato Químicos Unificados (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões). O gestor ambiental José Vitor Charaba é o organizador e compilador do conteúdo, com a colaboração do Dr. Roberto Ruiz, consultor em medicina do trabalho do Unificados. As ilustrações são de Bira Dantas.

Dra. Cecília Zavariz, médica auditora fiscal do trabalho da DRT
- Delegacia
Regional do Trabalho em São Paulo, no lançamento

Jeffer Castelo Branco, representante da ACPO (Associação
de Combate aos
POP’s – Poluentes Orgânicos Persistentes),
falou sobre o reconhecimento
da ação do Unificados
na defesa da saúde da classe trabalhadora
Tema 1 – Ler/Dort

Capa Tema 1
A primeira cartilha da Coleção Doenças e Acidentes no Local de Trabalho, produzida pelo Unificados, como Tema 1 abordou a LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e foi publicada em setembro de 2008.
Tema 2 – Intoxicação no Local de Trabalho
Capa Tema 2
CLIQUE AQUI ou na imagem acima (capa da publicação)
para ler, e imprimir, a cartilha, na íntegra
O atual trabalho explora um tema que preocupa muito a categoria química. A luta contra a contaminação química, humana e ambiental sempre foi prioridade para o Unificados.
Uma delas, e que ganhou destaque e prêmios internacionais (recentemente nos Estados Unidos), é a dos ex-trabalhadores contaminados pela Shell Brasil e pela Basf S.A., na planta industrial localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia/SP.
Tópicos
Estes são os pontos em destaques na cartilha:
1) O que as substâncias químicas podem causar;
2) Fatores ambientais;
3) Como controlar o risco;
4) Os produtos químicos;
5) Defenda seus direitos e proteja sua saúde;
6) Contato proibido – substâncias cancerígenas; e
7) Outros agentes possíveis de gerar insalubridade.
Mais informações
Para mais informações sobre a cartilha Intoxicação no Local de Trabalho, o Tema 2 da Coleção Doenças e Acidentes do Trabalho, favor contatar Glória Nozella, dirigente da Secretaria de Saúde do Sindicato Químicos Unificados, pelo fone (19) 3735.4900 ou pelo e-mail quimicosunificados@quimicosunificados.com
Uma resposta para “Unificados publica cartilha sobre intoxicação no local de trabalho”
Deixe uma resposta




Parabéns a todos que participaram da elaboração desta cartilha, é um material muito bem elaborado e de exelente qualidade.
Fernando Silvério
Técnico de Segurança do Trabalho