News details

Read the full story here

Assentamento Milton Santos vive ameaça de despejo, em Americana. Vídeo e fotos

 

O Sindicato Químicos Unificados apoia a luta das companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) que residem e produzem no Assentamento Milton Santos, em Americana. Sob ameaça de despejo pela Justiça, no dia 28 de setembro, na área, houve uma reunião entre os assentados e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

ACESSE AQUI para assistir o vídeo produzido pelo Unificados, que esteve presente na reunião. As fotos estão abaixo do texto.

Caros Amigos

Reprodução da reportagem publicada pela Revista Caros Amigos, em 16 de outubro último, sobre o assunto:

Por Amanda Cotrim
Especial para Caros Amigos

O assentamento Milton Santos, em Americana, no interior de São Paulo, e habitado por 68 famílias, pode ser desocupado nos próximos dias. De acordo com os representantes do assentamento, em julho deste ano a Justiça concedeu a devolução da área aos antigos proprietários, que, por sua vez, haviam perdido a posse do Sítio Boa Vista – área do assentamento – por dívidas públicas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Justiça ainda determinou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realizasse a desocupação, com pena de multa de 5 mil reais por dia de descumprimento. “Esperamos que o INCRA cumpra com a palavra de impedir a remoção das famílias, como também que a Presidência da República manifeste-se urgentemente diante dessa situação, declarando a área como de interesse social”, clamaram os moradores em uma nota escrita no site do assentamento.

Abaixo assinado

Para impedir que as famílias sejam despejadas, foi criado um abaixo assinado, na tentativa de sensibilizar as autoridades e impedir que o assentamento Milton Santos seja reduto de uma tragédia comparada à que atingiu a comunidade do Pinheirinho, no início de 2012, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.

O superintendente do INCRA de São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, argumentou, em reunião com os assentados no dia 28 de setembro, que já utilizou todos os recursos jurídicos necessários, afirmando, na ocasião, que as famílias permanecerão no assentamento. Porém, de acordo com os moradores, a única medida que asseguraria a permanência do assentamento seria um decreto de Desapropriação por Interesse Social da área do Sítio Boa Vista, o qual depende exclusivamente da assinatura da Presidência da República.

Alimentos orgânicos

O assentamento Milton Santos é hoje responsável pela distribuição de alimentos orgânicos para mais de 30 entidades da região de Campinas e Cosmópolis, atendendo até 12 mil famílias quinzenalmente. Apesar das dificuldades que os pequenos produtores enfrentam, como falta de água e precariedade das ferramentas de trabalho e de habitação, o assentamento foi escolhido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para se tornar uma Unidade de Referência, um modelo em produção em agroecologia.

A Caros Amigos entrou em contato com o INCRA em 15 de novembro, mas até a publicação dessa reportagem não obteve retorno.

Para aderir à Campanha em Defesa do Assentamento Milton Santos, ACESSE AQUI para assinar a Petição Pública.

Revista Caros Amigos
http://carosamigos.terra.com.br

Fotos

As fotos foram realizadas no Assentamento Milton Santos, no dia da reunião dos assentados com representantes do Incra. A autoria é do fotógrafo João Zinclar.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco