News details

Read the full story here

CAMPANHA SALARIAL: Assembleias na Sulamérica, Planmar e SPBIO, em Sumaré

 

Os trabalhadores da Sulamérica, Planmar e SPBIO, localizadas em Sumaré, realizaram assembleias no decorrer desta semana por conta da campanha salarial 2013, que tem data base em 01 de novembro. Foram discutidas reivindicações gerais da categoria e problemas específicos nas fábricas, que deverão constar de pauta específica para cada. O encontro de base organizador da campanha salarial, que será realizado neste domingo (25), e a mobilização nacional no dia 30 de agosto contra a terceirização também foram abordados.

Sulamérica Plásticos

Na Sulamérica Plásticos Indústria e Comércio Ltda, empresa com 50 trabalhadores, um dos principais problemas apontados é a constante prática de assédio moral por parte da chefia para aumentar o ritmo de produção. Além disso, a empresa, até o momento, não pagou a participação nos lucros e resultados (PLR) devida aos trabalhadores, em desobediência a decisão judicial em processo movido pelo sindicato. A assembleia foi realizada no dia 22 de agosto.

SPBIO

Na assembleia (foto superior) realizada na SPBIO Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda, os 46 trabalhadores aprovaram uma pauta de reivindicações que será encaminhada à empresa para solucionar os problemas de segurança. A lista é longa: falta de equipamentos de segurança individual (EPIs), ausência de válvula de segurança nas caldeiras, falta de treinamento para trabalhadores operarem as caldeiras, óleo espalhado pela fábrica e falta de chuveiro de emergência para quando ocorrem acidentes, que não têm sido raros.

Além de negligenciar a segurança dos trabalhadores, a empresa os tem submetido a cumprir jornada de 6×2, sem que haja acordo neste sentido assinado com o Unificados. A assembleia ocorreu em 21 de agosto.

Planmar

 

 

Assembleia de campanha salarial na Planmar, em Sumaré, dia 20 de agosto
Assembleia de campanha salarial na Planmar, em Sumaré, dia 20 de agosto

 

 

Os 170 trabalhadores da Planmar Indústria e Comércio de Plásticos Ltda participaram de assembleia no dia 20 de agosto. Eles enfrentam problemas com assédio moral e prática antissindical. Outra denúncia recebida pelo sindicato é a de que trabalhadores estão operando várias máquinas ao mesmo tempo, o que é irregular e representa risco à saúde e à segurança.

Encontro de base domingo: Indicar
reivindicações e organizar a luta

O encontro de base preparatório da campanha salarial 2013 da categoria química será realizado neste domingo (25). Nele, as companheiras e companheiros vão receber informações sobre o quadro econômico das empresas, além dos índices de produtividade e lucro, mais as perspectivas da economia do país e projeções da inflação. A data base é 1º de novembro e corresponde ao período aquisitivo de 01 de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2013

Após estas informações, serão debatidas as reivindicações gerais da categoria, as específicas por fábricas e as formas de mobilização para pressionar a patronal.

LEIA MAIS sobre o encontro de base

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco