Adicione aos Favoritos Fale com a gente Rss Mapa do Site Indique a um amigo

Busca

Página Principal

Quem Somos

Matérias em Espanhol

Nossos Endereços

Departamentos

Formação e Lazer

Convênios

Sindicalize-se

Opinião

De Olho na Fábrica

Lutas do Dia-a-Dia

Campanha Salarial

Nossas publicações

Crimes Ambientais

Organização de Classe

Lutas Gerais

Galeria de Fotos

Vídeos

Páginas Amigas

Fale com a Gente

Mapa do Site

Informativos

Cadastre-se para receber os informativos com notícias do Sindicato.

  Nome:

 

  Email:

 

Região:

 

 

Notícias

30 de janeiro de 2009

Atividades do Unificados no Fórum Social Mundial atraem grande público

Reorganização dos movimentos sindicais e populares avança e lutas na América Latina atraem muitos jovens

Atividades do Unificados no Fórum Social Mundial atraem grande público

 

Duas programações organizadas pelo Sindicato Químicos Unificados e desenvolvidas ontem (29/01/09) atingiram os objetivos esperados. Na parte da manhã, no Ginásio da UEPA (Universidade Estadual do Pará), o desafio da classe trabalhadora de reorganizar os movimentos sindicais e populares foram enfrentados e houve avanços. à tarde, as lutas de resistência ao neoliberalismo na América Latina atraíram um público bastante jovem e algumas propostas de ações foram aprovadas.


color="#990000">A unidade na luta


color="#990000">

src="http://www.quimicosunificados.com.br/dbimagens/3f9b235f101b9494a66793b5af46e10d.jpg" alt="Atividade faz avançar a reorganização das entidades de trabalhadores" title="Atividade faz avançar a reorganização das entidades de trabalhadores" alignment="" border="" vspace="" hspace="">
style="font-weight: normal; color: rgb(153, 0, 0);" size="2"> style="font-style: italic;">Atividade faz avançar a reorganização das entidades de trabalhadores

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">A oficina “A Crise Econômica Mundial, os Desafios da Classe Trabalhadora e a Reorganização dos Movimentos Sindical e Popular” tinha como base debater a unidade na ação dos trabalhadores, em meio a uma crise econômica mundial, e definir encaminhamentos comuns de resistência e de avanços em conquistas.

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Ao final dos trabalhos foi aprovado resistir aos efeitos da crise econômica internacional sobre a classe trabalhadora; fortalecer as iniciativas de luta contra as demissões; redução nos salários e de direitos, como greves e ocupações, além de outras; não aceitar cortes de investimentos em políticas públicas pelos governos e fortalecer as mobilizações por meio dos movimentos sindicais, sociais e populares. Também foi aprovado organizar em todo o país comitês de lutas contra o desemprego e de defesa dos serviços públicos.


color="#990000">Encontro nacional

color="#990000">

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Para manter o avanço nesta reorganização, foi aprovado realizar um seminário em abril próximo e um encontro nacional no final de 2009.

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">A programação teve a participação de aproximadamente 1.200 militantes políticos integrantes da Intersindical, Conlutas, MTL, MTST, MAS e Pastoral Operária. Estiveram presentes convidados da Colômbia, Argentina, Costa Rica, Alemanha, Haiti, França, México, Venezuela e México.

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Ao final dos trabalhos os participantes saíram em passeata pelas principais avenidas de Belém, em protesto contra as demissões de trabalhadores por conta da crise econômica mundial.


style="color: rgb(153, 0, 0);">Luta rejuvenesce na América Latina


style="color: rgb(153, 0, 0);">

style="color: rgb(0, 0, 0); font-weight: normal;">A atividade “América Latina: Resistência ao Neoliberalismo e Construção de Alternativas Anticapitalistas” além de programar uma série de ações entre sindicalistas de diversos países da região também surpreendeu pelo grande número de jovens que se mostraram interessados no tema, o que faz rejuvenescer e revigorar as lutas contra a exploração e imperialismo dos chamados países de Primeiro Mundo.

style="color: rgb(0, 0, 0); font-weight: normal;">

style="color: rgb(0, 0, 0); font-weight: normal;">

src="http://www.quimicosunificados.com.br/dbimagens/1f582598d1c850a9766593cfd980e293.jpg" alt="Sala lota no debate sobre as lutas na América Latina" title="Sala lota no debate sobre as lutas na América Latina" alignment="" border="" vspace="" hspace="">
style="color: rgb(153, 0, 0);" size="2"> style="font-style: italic;">Sala lota no debate sobre as lutas na América Latina

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Estiveram presentes sindicalistas da Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia e Brasil, além de alemães e suíços. Conforme depoimentos, as políticas de exploração, desrespeito às leis dos países e à dignidade dos trabalhadores são comuns às multinacionais que buscam “força de trabalho barata” no chamado Terceiro Mundo. E, em todas, a atual crise econômica é justificativa para se tentar reduzir direitos, arrochar salários e provocar demissões em massa.


color="#990000">Na Colômbia, assassinatos


style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Na Colômbia a situação é mais grave, pois ocorrem constantemente casos de agressões, desaparecimentos e assassinatos de sindicalistas e de lideranças dos movimentos populares, sempre praticados por forças paramilitares a serviço das empresas e do governo.

style="font-weight: normal; color: rgb(0, 0, 0);">Para mais informações sobre a situação dos trabalhadores e sindicalistas na Colômbia,das diversas formas de afronta aos direitos humanos praticados pelas multinacionais, acesse target="_blank" href="http://www.sinaltrainal.org/">http://www.sinaltrainal.org/ , endereço do site do Sindicato Nacional de Trabajadores de La Industria de Alimentos no país.


color="#990000">Propostas aprovadas


style="color: rgb(0, 0, 0); font-weight: normal;">Ao final foram aprovadas as propostas de se criar uma agenda para que ocorram encontros mais freqüentes para discutir a questão, bem como preparar um calendário de manifestações unitárias, concomitantes em diversos países contra determinada multinacional ou grupo dela representativo.



color="#990000"> 

 

[ Indique a um Amigo ] [ Imprimir ] [ Voltar ]

[ Deixe seu comentário ]